LIVRARIA VIRTUAL

Mero Cristianismo

Mero Cristianismo

C. S. Lewis| Apologética | 1ª Edição | 224 págs. | Henrique Elfes | Editora: Quadrante | 14 x 21cm | Brochura | Brasil

O cristianismo é intelectualmente honesto? Há quem opine que crer está brigado com pensar, num sentido ou noutro: Quem crê não pensa, ou Quem pensa não crê. C.S.Lewis, romancista genial, erudito de renome, professor de Oxford e Cambridge, conhecido entre nós sobretudo pelas Cartas de um demônio ao seu sobrinho e pelos contos infanto-juvenis, não opina assim. Demonstra nestas páginas que esses verbos não só se harmonizam entre si, como se ajudam e reforçam mutuamente. É o já mais que milenar aforismo de Santo Agostinho: Compreende para creres, crê para compreenderes.

Cada argumento e cada imagem desta obra são uma tradução viva desse esforço. Cristão na primeira juventude, ateu aos treze anos, Lewis percorreu uma a uma as etapas de uma longa peregrinação que o levou de volta à fé. O materialismo, um certo namoro com o ocultismo e a magia, o racionalismo extremo e Freud, o idealismo germânico, o evolucionismo... Por fim, durante o trimestre escolar da Páscoa de 1929, eu me rendi, admiti que Deus era Deus, ajoelhei-me e rezei: talvez fosse, naquela noite, o convertido mais desanimado e relutante de toda a Inglaterra. E, uns anos mais tarde, o passo final: Acabo de converter-me da crença em Deus à crença definitiva em Cristo – ao cristianismo, depois de conversar a fundo com uns amigos cristãos.

Lewis foi arrastado à viva força para o cristianismo: arrastado pela sua própria lucidez mental, que o coração só seguia com extrema relutância. Mas não tardou a mostrar-se agradecido por isso: Pessoas mal-intencionadas têm abusado tanto das palavras compelle intrare, obriga-os a entrar (Lc 14, 23), que chegam a causar-nos calafrios; mas, bem entendidas, elas sondam as profundezas da Misericórdia divina. A dureza de Deus é mais amável que a suavidade dos homens, e a sua compulsão é a nossa libertação.

É dessa experiência pessoal que estão saturadas todas as páginas deste livro. Mais do que uma exposição filosófica dos argumentos em favor do cristianismo, é um vivo retrato da luta interior que o Autor travou consigo mesmo para chegar à compreensão da fé, e do seu desejo de ajudar os outros a receber, como ele, a alegria de crer. O leitor católico encontrará aqui uma maneira renovadora de abordar as verdades da fé. O leitor que não crê, mas não está intelectualmente acomodado, uma introdução sincera ao cristianismo, formulada em linguagem moderna. E todos, a amizade com um homem ao mesmo tempo honesto, valente, intelectual: um erudito, um poeta e um filósofo e, ao menos depois de uma longa peregrinação, um verdadeiro amigo de Nosso Senhor.

Preço: R$ 45,00
iCOMPRAR e PERGUNTE SOBRE ESTE LIVRO
Compartilhe:

AVALIAÇÕES DE CLIENTES SOBRE O LIVRO Mero Cristianismo

eAVALIE ESTE LIVRO

Biografia do(a) autor(a) C. S. Lewis:

Clive Staples Lewis nasceu em Belfast em 1898 e morreu em Oxford em 1963. Foi professor nas universidades de Oxford e Cambridge, escritor que cultivou os mais diversos gêneros, renomado crítico literário, apologeta do cristianismo e famoso conferecista. Sua produção literária compreende vários livros de poemas, novelas fantásticas – entre elas o ciclo De Seven Narnia Chronicles (1950-1956) –, contos infantis, ensaios sobre diversos temas, uma autobiografia – Surprised by Joy (1955) – e um breve texto Una pena en observación (1961), escrito após a morte de sua esposa.

Veja mais livros deste(a) autor(a).

Informe a sua dúvida sobre o livro Mero Cristianismo:




Para fechar esta janela, clique no botão Fechar ou tecle a tecla ESC.

Facebook Nebli Livraria