LIVRARIA VIRTUAL

Los Fundamentos Historico-Ideologicos Del Derecho Aleman - Entre la Jerarquia y La Democracia

Los Fundamentos Historico-Ideologicos Del Derecho Aleman - Entre la Jerarquia y La Democracia

Hans Hattenhauer| Direito | 2ª Edição | 409 págs. | Editora: Edersa | 23 x 16cm | Brochura | Espanha

A história do Direito na Europa vive, há alguns anos, o início de uma nova etapa. As razões que levaram a tal renovação estão na coincidência de várias circunstâncias e tendências que, atuando há algum tempo, parecem ter encontrado um equilíbrio. Mas concordo plenamente com aqueles que estão inclinados a considerar a rejeição pública da história do direito como um catalisador para esses diferentes componentes, uma rejeição que encontra sua expressão mais plena na dos estudantes de direito. Trata-se do desinteresse pelas questões históricas como são ou foram encontradas no campo acadêmico tradicional e da busca de meios para uma compreensão cultural do direito que se aprende como instrumento da atividade profissional, ou seja, como direito atual.

Preço: R$390,00
iCOMPRAR e PERGUNTE SOBRE ESTE LIVRO
Compartilhe:

AVALIAÇÕES DE CLIENTES SOBRE O LIVRO Los Fundamentos Historico-Ideologicos Del Derecho Aleman - Entre la Jerarquia y La Democracia

eAVALIE ESTE LIVRO

Biografia do(a) autor(a) Hans Hattenhauer:

Vida e obra 
 
Hans Hattenhauer nasceu em 8 de setembro de 1931 em uma pequena vila na Pomerânia. Ele foi o sexto dos oito filhos do pregador batista Alfred Hattenhauer e sua esposa Martha. Ele veio de uma origem pobre. O pai de Hattenhauer não pôde frequentar o ensino médio porque seu avô, como pedreiro, não podia pagar as taxas escolares. 
 
Em 1937 a família mudou-se para Korbach . Hattenhauer cresceu em um ambiente bíblico e religioso. A congregação batista havia chamado o pai para pregar. Aqui as crianças tiveram a oportunidade de frequentar uma “escola secundária”. Hans Hattenhauer frequentou o ensino médio em 1942; no entanto, seus dias de escola foram interrompidos devido à guerra. Não foi até 17 de março de 1952 que ele passou seu Abitur na Old State School em Korbach. A partir do semestre de verão de 1952, ele estudou direito na Universidade de Marburg . Hattenhauer foi aceito na Fundação Acadêmica Nacional Alemã . Em dezembro de 1955, ele passou no primeiro exame estadual. Ele continuou seus estudos na Universidade Ruprecht-Karls de Heidelberge começou a trabalhar em sua dissertação. De fevereiro de 1958 a novembro de 1959 foi assistente de pesquisa. Em julho de 1958 recebeu seu doutorado em Marburg com uma tese orientada por Hermann Krawinkel sobre a importância da paz divina e pública para a legislação na Alemanha. Em maio de 1960, ele passou no segundo exame estadual no Gabinete de Exame Legal do Estado de Hesse. De agosto de 1960 até o final de março de 1965 foi assistente científico de Hermann Krawinkel em Marburg. Habilitou-se em junho de 1964 com uma tese sobre o emergente direito de dispor de bens na Idade Média. A obra foi publicada em 1969. A partir de janeiro de 1965, Hattenhauer trabalhou como professor na Universidade de Marburg. Lá foi professor de história jurídica alemã no semestre de inverno de 1964/65.
 
Hattenhauer lecionou de 1965 a 1996 como professor de história jurídica alemã, direito civil e história comercial na Universidade Christian-Albrechts em Kiel . Em setembro de 1971, ele recusou uma ligação para a Universidade de Munique . De 1971 a 1972 foi Decano da Faculdade de Direito. Em 1973/74 foi reitor da Universidade de Kiel. De julho de 1976 até sua aposentadoria no final de setembro de 1996 foi Diretor do Seminário Jurídico. Em 1978 foi representante no senado cultural da cidade de Kiel. Na década de 1980, ele construiu em colaboração com a Université Paris V e o Institut Catholique de Pariso programa de Paris da Faculdade de Direito de Kiel. Isso permitiu que os alunos de Kiel passassem um semestre em Paris. Hattenhauer assumiu palestras convidadas nos EUA e na Rússia. Sua cátedra foi ampliada em 1993 para incluir a área de "História Jurídica Alemã e Europeia". Hattenhauer orientou um total de 107 dissertações [5] e três habilitações. Mesmo após sua aposentadoria até o início de 2007, ele orientou várias dissertações. Seus alunos acadêmicos incluíram Jürgen Brand , Jörn Eckert e Rainer Polley. Após sua aposentadoria, ele foi um dos co-iniciadores das Jornadas de História Jurídica na região do Mar Báltico. Desde 2000, eles são realizados em várias cidades universitárias nos países do Mar Báltico.
 
Hattenhauer combinou história jurídica com questões políticas atuais. O foco foi em direito de família, direito da função pública, judiciário e formação jurídica. Ele muitas vezes fez contribuições conservadoras para a lei matrimonial. A dissertação sobre a paz de Deus e a terra e a habilitação sobre a descoberta do poder de disposição, por outro lado, ainda eram dedicadas a temas medievais. Em 1967, juntamente com seu assistente Arno Buschmann , publicou o livro didático sobre a história do direito privado na modernidade . Foi uma coleção de fontes cronologicamente desde os primórdios do sistema universitário medieval até o Código Napoleônico e o Código Civilinclui. Edições que se tornaram fundamentais vêm de Hattenhauer. Em 1970, ele apresentou uma edição moderna da Lei Geral de Terras para os Estados da Prússia de 1794, fechando assim uma lacuna de pesquisa. A terceira edição foi publicada em 1996. Hattenhauer publicou uma edição das codificações de Thibaut e Savigny . Com os fundamentos histórico-intelectual do direito alemão atual , ele apresentou a primeira história jurídica alemã dos séculos XIX e XX. Em 1992 ele publicou seu relato sobre a história do direito europeu. Foi a primeira história jurídica europeia. O trabalho vai do direito romano aos tratados e instituições europeias. A obra tornou-se uma obra padrão e a quarta edição foi publicada em 2004. A próxima história do direito europeu escrita em alemão só apareceu dez a quinze anos depois do trabalho de Hattenhauer. Em 1978 fundou a série de história jurídica com o memorando de Wilhelm Ebel , que agora inclui quase 500 títulos. Ele foi co-editor da série até sua morte. Em 1980 ele publicou uma história do serviço público alemão. Esta foi a primeira vez desde a de Albert Lotz1909 escreveu uma história abrangente do serviço civil na Alemanha. Hattenhauer chamou seu trabalho de "história das ideias do serviço público alemão". A apresentação está dividida em três partes com a história até 1800, o século XIX e o desenvolvimento mais recente de 1918 até os primeiros anos da República Federal. Ele também frequentemente lidou com a ditadura nacional-socialista, incluindo a biografia do historiador jurídico de Kiel, Eugen Wohlhaupter . No documentário de 1987 sobre Wohlhaupter, ele rejeitou a tentativa "de alguns contemporâneos de justificar seu mundo e visão de mundo às custas de seus pais". O conhecimento da era de Hitler não pode ser “rastreado pela introdução apressada de julgamentos modernos e descobertas posteriores”. Hattenhauer também publicou vários artigos sobre a lei da Alemanha Oriental. Ele também estava interessado em símbolos e sinais. Em 1984 ele publicou a representação Símbolos Nacionais Alemães .
 
Hattenhauer era um batista confesso . Ele assumiu funções espirituais em suas congregações da igreja livre até a velhice. Com seu amigo de longa data Peter Dienel ele visitou igrejas batistas na RDA. Hattenhauer foi um dos poucos cientistas que fez contatos profissionais na RDA e na Europa Oriental durante a era da Guerra Fria .  A partir de 1981, ele realizou conferências abertas sobre temas relacionados à história do direito canônico em Mecklenburg. Desta forma, Hattenhauer queria manter conexões com a Alemanha Oriental. Ele era um membro de longa data do SPD . Em 1965 casou-se. O casamento produziu dois filhos, incluindo o historiador jurídicoChristian Hattenhauer . Após a morte de sua esposa em 2005, Hattenhauer mudou-se para sua filha em Speyer. Seu último ensaio, que ele completou alguns dias antes de sua morte, tratou de Speyer. 


Veja mais livros deste(a) autor(a).

Informe a sua dúvida sobre o livro Los Fundamentos Historico-Ideologicos Del Derecho Aleman - Entre la Jerarquia y La Democracia:




Para fechar esta janela, clique no botão Fechar ou tecle a tecla ESC.

Facebook Nebli Livraria