Ele é mais conhecido por sua teologia espiritual. Sua magnum opus no campo é The Three Ages of the Interior Life (Les Trois Ages de la Vie Interieure), em que ele propôs a tese de que a contemplação infusa e a vida mística resultante estão no caminho normal da santidade do cristão. perfeição. Isto influenciou a seção intitulada "Capítulo V: O chamado universal à santidade na Igreja" na Constituição dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Igreja, Lumen gentium .
Sua grande realização foi sintetizar os escritos altamente abstratos de São Tomás de Aquino com os escritos experimentais de São João da Cruz, tentando mostrar que estão em perfeita harmonia um com o outro.
O padre Garrigou-Lagrange, o principal defensor do "estrito tomismo de observância ", atraiu mais atenção quando em 1946 escreveu contra o movimento teológico Nouvelle Théologie , criticando-o como modernista. Ele também é conhecido como o autor da encíclica Humani generis , de 1950, do papa Pio XII , com o subtítulo "Concernente a algumas opiniões falsas que ameaçam minar os fundamentos da doutrina católica".
Obras
Produziu 28 livros (a maioria sem tradução para o português) a centenas de artigos, entre eles:
God, His Existence and Nature: A Thomistic Solution of Certain Agnostic Antinomies (1914)
Christian Perfection and Contemplation according to St Thomas Aquinas and St John of the Cross (1923)
The Love of God and the Cross of Jesus (1929)
Providence (1932)
The Sense of Mystery (1934)
Predestination (1936)
Mother Frances of Jesus (1937)
The Three Ways of the Spiritual Life (1938)
The Three Ages of the Interior Life: Prelude of Eternal Life (1938)
Christ the Saviour (1945), commentary on Summa Theologica III.1-26, 31-59
Life Everlasting and Immensity of the Soul (1947)
Grace (1947), commentary on Summa Theologica I-II.109-114.
The Mother of the Saviour and our Interior Life (1948)
The Priest in Union with Christ (1948)
The Theological Virtues - Vol. 1: Faith (1948), commentary on Summa Theologica II-II.1-16
Beatitude (1951), commentary on Summa Theologica I-II.1-54
The One God, commentary on Summa Theologica I.1-26
The Trinity and God the Creator, commentary on Summa Theologica I.27-119
Reality: A Synthesis of Thomistic Thought (1950)
Life Everlasting (1952)