LIVRARIA VIRTUAL

EL Sentido Comun (Edição Fac-símile)

EL Sentido Comun (Edição Fac-símile)

Reginald Garrigou-Lagrange, O. P.| Filosofia | 1ª Edição | 368 págs. | Editora: Editora e Distribuidora Nebli | 21 x 14cm | Brochura | Espanha
Nos últimos tempos tem-se discutido novamente o problema da natureza e do alcance do sentido comum ou inteligência natural a propósito das mais graves questões sobre o valor de nossos conhecimentos primordiais e fundamentais: conhecimento dos primeiros princípios racionais comuns a todos os homens, e da lei moral, necessária para a vida dos indivíduos e dos povos; conhecimento natural da existência de Deus, princípio e fim de todas as coisas; conhecimento dos mistérios sobrenaturais sobre os quais a revelação se expressa em termos de sentido comum para ser acessível a todas as inteligências de todos os tempos e lugares.
 
Mas as almas que têm fome e sede de verdade, cansadas das intermináveis discussões, querem livrar-se do individualismo dos pensadores, das particularidades das escolas, e voltar ao sentido comum, às certezas primeiras da razão natural. Este é o objetivo da obra: mostrar que acima de um nominalismo pragmático e utilitário, que declara incognoscível o real, se eleva a verdadeira metafísica tradicional, a filosofia do ser.
Preço: R$ 75,00
iCOMPRAR e PERGUNTE SOBRE ESTE LIVRO
Compartilhe:

AVALIAÇÕES DE CLIENTES SOBRE O LIVRO EL Sentido Comun (Edição Fac-símile)

eAVALIE ESTE LIVRO

Biografia do(a) autor(a) Reginald Garrigou-Lagrange, O. P.:

Réginald Marie Garrigou-Lagrange, O.P. (Auch, França, 21 de fevereiro de 1877, – Roma, Itália, 15 de fevereiro de 1964) foi um frade dominicano e um dos maiores teólogos do Século XX. [1] Entre os tomistas é considerado uma das maiores autoridades devido à sua inteligência e memória brilhante. Lecionou no Angelicum em Roma entre 1909 e 1960.
 
Frade Garrigou-Lagrange se tornou conhecido ao escrever contra os modernistas e, posteriormente devido a seus escritos espirituais de profundo pensamento teológico. Propôs uma tese sobre a contemplação infusa resultante da vida mística como uma via normal de santidade na perfeição Cristã. Seus grandes clássicos estão no "The Three Ages of the Interior Life". Teve ainda muitos alunos ilustres, entre eles o Papa João Paulo II.
 
 
Ele é mais conhecido por sua teologia espiritual. Sua magnum opus no campo é The Three Ages of the Interior Life (Les Trois Ages de la Vie Interieure), em que ele propôs a tese de que a contemplação infusa e a vida mística resultante estão no caminho normal da santidade do cristão. perfeição. Isto influenciou a seção intitulada "Capítulo V: O chamado universal à santidade na Igreja" na Constituição dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Igreja, Lumen gentium .
 
Sua grande realização foi sintetizar os escritos altamente abstratos de São Tomás de Aquino com os escritos experimentais de São João da Cruz, tentando mostrar que estão em perfeita harmonia um com o outro.
 
O padre Garrigou-Lagrange, o principal defensor do "estrito tomismo de observância ", atraiu mais atenção quando em 1946 escreveu contra o movimento teológico Nouvelle Théologie , criticando-o como modernista. Ele também é conhecido como o autor da encíclica Humani generis , de 1950, do papa Pio XII , com o subtítulo "Concernente a algumas opiniões falsas que ameaçam minar os fundamentos da doutrina católica".
 
 
Obras
 
Produziu 28 livros (a maioria sem tradução para o português) a centenas de artigos, entre eles:
 
God, His Existence and Nature: A Thomistic Solution of Certain Agnostic Antinomies (1914)
Christian Perfection and Contemplation according to St Thomas Aquinas and St John of the Cross (1923)
The Love of God and the Cross of Jesus (1929)
Providence (1932)
The Sense of Mystery (1934)
Predestination (1936)
Mother Frances of Jesus (1937)
The Three Ways of the Spiritual Life (1938)
The Three Ages of the Interior Life: Prelude of Eternal Life (1938)
Christ the Saviour (1945), commentary on Summa Theologica III.1-26, 31-59
Life Everlasting and Immensity of the Soul (1947)
Grace (1947), commentary on Summa Theologica I-II.109-114.
The Mother of the Saviour and our Interior Life (1948)
The Priest in Union with Christ (1948)
The Theological Virtues - Vol. 1: Faith (1948), commentary on Summa Theologica II-II.1-16
Beatitude (1951), commentary on Summa Theologica I-II.1-54
The One God, commentary on Summa Theologica I.1-26
The Trinity and God the Creator, commentary on Summa Theologica I.27-119
Reality: A Synthesis of Thomistic Thought (1950)
Life Everlasting (1952)

 



Veja mais livros deste(a) autor(a).

Informe a sua dúvida sobre o livro EL Sentido Comun (Edição Fac-símile):




Para fechar esta janela, clique no botão Fechar ou tecle a tecla ESC.

Facebook Nebli Livraria