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As Raízes Medievais do Pensamento Moderno

As Raízes Medievais do Pensamento Moderno

Alessandro Ghisalberti| Filosofia | ISBN: 8589294218 | 1ª Edição | 110 págs. | Editora: Editora Raimundo Lulio Ebook | Ano de Publicação: 2011 | 14 x 21cm | Brochura | Brasil

Alessandro Ghisalberti é conhecido do público brasileiro por diversos artigos em revistas especializadas e, principalmente, por sua obra Guilherme de Ockham, publicada pela EDIPUCRS há algum tempo. Surge agora um novo livro de sua autoria: As raízes medievais do pensamento moderno. O volume reproduz um curso ministrado em São Paulo, no Centro de Extensão Universitária. Nele a unidade temática gira em torno da superação do sistema aristotélico pelos pensadores do final da Idade Média. Aristóteles foi o filósofo que possibilitou a elaboração teórica de um novo modelo de pensamento junto aos árabes, aos judeus e aos cristãos e, por isso mesmo, foi o autor mais citado naquele período. Contudo, no decorrer dos anos, foram crescendo os pontos de discordância, as ressalvas, os acréscimos. Não houve grande alarde enquanto isto acontecia: por vezes tentava-se mesmo uma leitura benévola do Estagirita. Aos poucos, porém, e de forma constante, foram-se destruindo partes do sistema e, um belo dia, as portas da Filosofia abriram-se para a modernidade. Ghisalberti aponta alguns casos paradigmáticos. Em Duns Scotus, dois temas são escolhidos: a inteligência e a vontade, que conferem à divindade o conhecimento e o querer de si mesmo e de todo o existente; e a contingência do mundo, a contrariar o necessitarismo grego. Do amplo leque das inovações ockhamianas toma alguns problemas lógicos gnosiológicos, como a questão singular-universal e indivíduo natureza; além disso, analisa-lhe o pensamento ético e o que se segue a Ockham na história da Filosofia: a oposição entre a via antiqua e a via moderna. A renovação da Física é o assunto tratado em Buridano. A conseqüência das inovações é resumida a seguir, ao século XV. Por fim, um problema, que desde Platão e Aristóteles, passando por Agostinho, Boécio, fazia-se presente no debate filosófico: que significava para os medievais e os renascentistas, a pergunta sobre a felicidade e sobre o fim último do agir humano. A fluência de estilo e a facilidade de compreensão acompanham a profundidade de análise do autor que, assim, oferece ao público uma obra de leitura agradável

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